Coredem:Carta em português

De Coredem
Sauter à la navigation Sauter à la recherche

english version

Charte en français

Carta en español

Preâmbulo

Novas formas de participação cidadã estão sendo inventadas para vencer os desafios do século XXI. A democracia mundial pressupõe uma capacidade coletiva para abordar a complexidade dos problemas planetários. Para tanto, é preciso criar abordagens inovadoras, métodos de troca, de valorização, de análise e de vulgarização da informação capazes de fortalecer as iniciativas cidadãs.

No momento em que a Internet tornou-se um reservatório de conhecimentos e um suporte de troca incontornável, foram desenvolvidos sites-fonte de documentação com visões, temáticas, objetivos e públicos específicos. Eles buscam o mesmo fim: contribuir para a democracia mundial, colocando à disposição dos diferentes protagonistas um portal de documentação estruturado e colaborativo que cultiva valores compartilhados.

I. Constatações e compromissos da Coredem

Os membros da Coredem compartilham as seguintes constatações e aderem aos objetivos e compromissos descritos abaixo:

  • convencidos da interdependência entre os povos do planeta e entre a humanidade e a biosfera;
  • persuadidos da necessidade, para aceitar essa interdependência, de aprender a administrar juntos nosso único planeta, complexo e frágil;
  • verificando que as sociedades humanas são ricas em sua diversidade e que, diante de desafios similares, elas podem se alimentar permanentemente da experiência de cada uma delas, que o confronto de análises e propostas feitas por pessoas, organizações e redes de horizontes muito diversos são determinantes para a invenção e a condução das mutações indispensáveis;
  • afirmando que a organização dessa troca de experiências, a divulgação, em escala internacional, das informações úteis e a elaboração de propostas oriundas de todos os setores da sociedade condicionam, do nível local ao nível mundial, uma verdadeira democracia e fazem parte da construção de uma outra globalização, fundada na democracia, na responsabilidade, na diversidade e na solidariedade;
  • afirmando que, em um planeta povoado e que dispõe de recursos limitados, a busca do bem-estar e da dignidade para cada ser humano baseia-se no desenvolvimento de bens que se multiplicam sendo compartilhados e cuja primeira categoria é representada pelo conhecimento e pela experiência;
  • comprovando que as tecnologias da informação e da comunicação, principalmente a Internet, constituem uma oportunidade considerável em virtude das possibilidades novas que elas oferecem para a coleta, a estruturação, o processamento e o compartilhamento da informação. mas que é preciso que as ferramentas e os métodos de estruturação de dados permitam controlar o excesso de informações;
  • reconhecendo a necessidade de inventar novas ferramentas e métodos que permitam criar um sistema comum, preservando, ao mesmo tempo, as especificidades, a autonomia e a identidade de cada um;
  • convencidos de que a promoção e a divulgação ativa de idéias úteis e de ferramentas é fundamental para fortalecer novas formas de participação e de ação cidadãs.

Os promotores dos sites-fonte:

  • decidem pela fundação de uma Confederação de Recursos para uma Democracia Mundial que trabalhe na criação de bases de experiências e de sites-fonte ligados entre si, no desenvolvimento e na mutuação de ferramentas e métodos de inteligência coletiva, com o objetivo de fortalecer as capacidades de organização, de reflexão e de oferecimento de propostas das sociedades.
  • comprometendo-se a compartilhar, livre e gratuitamente, suas descobertas e trabalhos, respeitando assim o caráter de bem comum do conhecimento. Reconhecem, em contrapartida, a diversidade e a riqueza das atividades e competências necessárias ao emprego das ferramentas e dos métodos de inteligência coletiva, bem como o direito de cada um de ser remunerado pelos serviços prestados a organizações diversas.

Os membros da Coredem comprometem-se a respeitar os princípios éticos comuns, a utilizar, respeitar, adaptar e promover seus dispositivos comuns de trabalho.

II. Princípios comuns

A fim de criar um conjunto coerente e compreensível, a Coredem baseia-se em princípios éticos de reconhecimento das diversidades, de pluralismo, de transparência e de consciência das relações de um mundo complexo:

A Coredem é o resultado de um trabalho coletivo, pluralista, transparente e aberto:

  • coletivo, porque os promotores dos sites-fonte comprometem-se a levar a cabo sistemas de trocas que permitem construir um conjunto comum;
  • pluralista, porque os promotores dos sites-fonte comprometem-se a compartilhar e a divulgar o resultado de seu trabalho, de modo a mutuar conhecimentos;
  • aberto, porque os novos promotores dos sites-fonte poderão se associar aos trabalhos de reflexão sobre a governança dos sites-fonte. Todavia, eles terão que aderir aos princípios fundamentais desta Carta.

A Coredem baseia-se no princípio da unidade na diversidade.

  • os promotores dos sites-fonte comprometem-se a reconhecer a particularidade de cada site-fonte (visão do mundo, públicos, objetivos).
  • os promotores dos sites-fonte comprometem-se a respeitar a diversidade de pontos de vista e convicções. O dispositivo sócio-técnico deve facilitar a visão de perspectivas comuns, sem por isso tornar-se um protagonista capaz de tomar a palavra.
  • os promotores dos sites-fonte comprometem-se a elaborar tesauros com o objetivo de indexar suas informações, participando, assim da construção de um atlas relacional comum. Este tem por ambição auxiliar na compreensão e na abrangência da complexidade das interdependências mundiais.

III. O aparato de trabalho

As informações e trabalhos da Coredem são mutuados por:

  • um site de busca (Scrutari), que permite navegar no conjunto dos sites e interconectá-los;
  • uma ferramenta Wiki (WikiCoredem), para a elaboração colaborativa das noções que estruturam o site;
  • um site-fonte de interesse geral dph, para hospedar os arquivos dos organismos que ainda não dispõem de meios para construir seu próprio site.
  • a elaboração - em curso - de um atlas relacional[1], que facilitará a leitura dos temas abordados e será um meio de navegar nos bancos de dados a partir de conceitos que apresentem uma relação lógica entre si.

A Coredem é uma organização informal e aberta:

Para participar, é preciso aderir à Carta. A Coredem funciona com base no princípio da confiança a priori. Para os novatos, exige-se o apadrinhamento por parte de um membro e a manutenção do status de membro convidado por um período de três meses.

Em caso de problemas, um colegiado de garantes vela pela observância da Carta constitutiva e dirime as divergências entre os membros sobre a interpretação da Carta. Esse colegiado é constituído, em 2008, por um período de dois anos, pelos fundadores, Pierre Calame e Suzanne Humberset, e por... Ele será renovado e, eventualmente, ampliado mediante cooptação.

O secretariado e a promoção ficam a cargo da equipe Ritimo/dph.

A Coredem é uma iniciativa da FPH, que participa, ao mesmo tempo, como site-fonte e como sustentadora de longo prazo do desenvolvimento e do aperfeiçoamento das ferramentas. A FPH é proprietária do servidor da Coredem.

  1. Um tipo de Mind Map